quarta-feira, 8 de maio de 2013

Assunto proibido?

Acabei de escutar em um noticiário que a questão da maioridade penal não pode ser  discutida  nem se quer cogitada perante o plenário. Pois o Ministério Público e a Sra. Dilma (nossa presidenta)     já se posicionaram sobre o assunto.
Apesar das centenas de barbáries cometidas diariamente...
Parece  que enquanto a pimenta não arder na esfera de convívio desses senhores que determinam nossas leis, ficaremos expostos à lei da selva , à lei do medo que  nos assola e nos obriga  a viver confinados em nossas cavernas.
Não quero repetir  um assunto que nos acompanha diariamente e parece que não tem solução (para o nosso desespero) Mas quero colocar a opinião de uma médica que sempre a acompanho em seus artigos  sobre neurociência. Leiam a matéria aqui
A médica ressalta para o fato de que sociopatas* não tem idade . E que o estado nunca se preocupou em ações efetivas para o cuidado com esses indivíduos.
Penso que tratamentos, campanhas,ONGs que focam na raiz do problema são formiguinhas mostrando que existe um caminho ... o preconceito ainda é o nosso maior vilão.
Vamos ficar atentos aos alcoólatras , dependentes químicos e emocionais das nossas famílias. Reconhecer que nossos entes queridos estão doentes e requerem cuidados especializados , já e um grande passo para não criarmos monstros para a sociedade.            

*Alguém incapaz de se enquadrar nas normas da sociedade, tem habilidade para enganar pessoas, é extremamente egoísta, não se envergonha de seus atos maus, não sente necessidade de melhorar, porque não acredita estar errado nunca, não sente culpa e sequer se arrepende de seus atos, geralmente é maldoso e teatraliza sentimentos para impressionar os outros.

11 comentários:

  1. Muito boa a matéria, confesso que me deixou um pouco mais "desesperada" do que eu estava e é um absurdo o governo ignorar a única forma que o povo tem de se expressar que é a mídia, que a cada dia enfatiza e influencia a opinião da população que é para o fim da maioridade penal. Lamentável !!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Dribook, estava com saudades!

    Eu concordo com seu ponto de vista. Há casos irrecuperáveis e isso não depende da idade. Além do mais, se um jovem de 16 anos é considerado maduro para ser eleitor, por que não pode se responsabilizar por seus próprios atos?
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Dri, adorei sua visita e seu comentário tão carinhoso.
    Fiquei tão feliz por saber que você gosta dos filmes e dos comentários que faço..
    Isso me estimula a continuar e tentar melhorar a cada dia.
    Bjs e ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  4. Poxa, é muito complicado esse assunto pq acaba levando a cada vez mais crianças entrarem no meio do crime!!
    Poxa, mas que algo tem sim que ser feito, aahh isso tem!!
    Já fui assaltada por um menor, mas , diferente do convencional, não citei esse detalhe. Assim quando encontraram meus pertences clarooo, acusei os demais que estavam na hora da ação, assim, colaborando para uma punição dos que levam os menores a infringir.
    Gente, infelizmente a maioridade penal não é o ponto chave para a solução, mas sim uma maior punição para as contravenções penais!
    Vem visitar o blog da tarde e deixar seu recadinho!! A gente adooora!
    ;) segue o blog tambééém e nos ajude a crescer!!
    ;* beijinhos, uma quarta feira iluminada para você!

    ResponderExcluir
  5. Oi Dri,
    Eu acho que não deveria ter uma idade penal estipulada. Se a pessoa tem capacidade para compreender o seu ato, então deve ser responsabilizado por ele. Na França parece ser assim e me parece lógico. Você não vai colocar na cadeia uma pessoa de 30 anos que tenha feito algo errado, mas que tenha um retardamento mental, pois ela precisa de cuidados especiais. Mas se vc encontra uma pessoa de 12 anos que sabe o que fez e sabe que fez errado, então tem que pagar por seu ato.
    Tenha um ótimo meio de semana!
    Bjs

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  6. Como são absurdas nossas leis né?!
    Concordo cm vc. E outra coisa, vivemos oi não em uma democracia? Quem deve ser ouvido é o povo! Revolutante.

    Adorei tua visitinha! Beijos!
    Já te seguindo aqui!

    ResponderExcluir
  7. Oi Dri,

    Passei só para deixar um abraço
    Ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  8. Nossa Dri, acabei de vir do teu FB e vi seu comentario na Saia.

    Esse é um assunto que requer cuidado e muita análise...sao muitos problemas sociaias que temos no Brasil mal resolvidos.

    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Oi Dri,
    Obrigada pelas palavrinhas deixadas lá no blog. Saudade...
    Tenha uma ótima semana!
    Bjs

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  10. Oi Dri,
    Aproveite a semana!
    Bjs

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Realmente não é que desejamos o mal para outras pessoas, mas assim como vc, me pergunto: "será que se acontecesse com eles, as coisas não seriam diferentes?".
    Pra votar, dirigir e tantas outras coisas é possível, mas... na hora de responder pelos atos não há condições? Sem contar que o sistema penitenciário aqui é vergonhoso, assim como as instituições que "cuidam" dessa parte.
    Aqui, nesse país, td é invertido.
    Meu pai trabalhou desde os 10 anos de idade, se não, não tinha como comer. Eu e minhas irmãs idem. Mas, trabalhar não poooooooooooode. Pedir no farol, pode!
    Acredito que qto mais pressionarmos, mais mudanças positivas teremos.

    Abração esmagador e lindo dia.

    ResponderExcluir

Que bom você por aqui!!!