segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Privacidade e limite online dos filhos : Tentei mas não consegui!



Tenho três filhos adultos. O caçula já está com 18 anos! "Mas já com dezoito?" Sim também acho que ainda é um menino com cara de  recém-nascido (lindo claro!) rsrs. Só que legalmente e por conta de várias situações em que ele e seus irmãos (minha filha tem 20 e o mais velho 25 anos) decidem fazer, reconheci na marra que eles cresceram e respondem por seus atos.






Como fazem parte do grupo de "nativos digitais", cresci junto na questão da informática e não consegui impor limites para usarem a internet. 
Tudo começou com a tal da mensagem instantânea! Ficava impressionada em como eles conseguiam digitar com mil pessoas ao mesmo tempo. Aí veio o Orkut e outras redes sociais que não caberiam em um post. 
Durante todas essas fases foi um desgaste enorme em tentar barrar e espionar ao mesmo tempo, como e com quem eles se relacionavam virtualmente.

Cheguei a colocar um software pago pra controlar as conversas. Sofri muito e mais ainda quando meus filhos descobriram. Foi muito desconfortável para ambas as partes. 

Os motivos que levaram a querer espionar e tentar controlar os pimpolhos renderia um livro.

Mas o que quero deixar aqui como recado aos pais com filhos pequenos é que, por favor, não permitam que eles entrem muito cedo para a vida virtual.  

Vi este "manual" sobre os motivos para não deixar seu filhos criarem um perfil no facebook. 
Algumas coisas não concordo... mas estou longe de ser um modelo a ser seguido. E ainda tem a questão de novos transtornos e desvios de comportamentos que estão surgindo por conta da dependência da vida online. 

Só sei que tudo é por amor aos filhos que acertamos e erramos.   Pensem mais na infância e adolescência REAL de seus amados! ;-)       


6 comentários:

  1. Oi Dri, deixei uma resposta para você lá, mas copiei aqui também: Nossa, que coisa mais linda de se ver...eu também tenho árvores que reverencio profundamente, como um pau-ferro imenso que está na minha rua e dá para ver até pelo Google Earth! Eu o cumprimento e o reverencio todos os dias, ele é uma majestade, um guardião deste lugar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Dri, esta questão não é fácil mesmo!
    Controlar escondido, como você disse, é ruim porque perde-se a confiança...
    Não dá para impedir, mas dá para colocar limites, em termos de tempo gasto por dia, se vai ser só após cumprir os deveres, combinar que em certos locais, tipo restaurantes e etc.. não vão ficar grudados nos aparelhinhos...
    Mas não dá para rastrear o tempo todo.
    Meu filho só teve acesso à aparelhos eletrônicos aos 8 anos, quando começou a jogar o Clube Penguin da Disney e a trocar alguns e-mails com amigos da escola.
    Mas internet mesmo foi só aos 11 anos. Foi duro aguentar a pressão, porque os coleguinhas estavam viciados em video-games desde os 4 anos de idade!
    Mas valeu à pena, ele brincou muito na infância, faz esportes, etc..
    Hoje ele é um adolescente e tem um conhecimento incrível sobre softwares e hardwares, consegue até fazer reparos no computador...
    Inclusive ele me ensinou um modo de navegação anônimo que é impossível rastrear, porque não fica nada no histórico.
    Já viu o tamanho da encrenca aqui, não é?
    O negócio é dialogar bastante, de vez em quando dar uma conferida... e seguir certas regras que temos combinado com muito custo...Não existe solução mágica
    Bjs querida e ótima semana


    ResponderExcluir
  3. Oi Dri,
    Ainda bem que minha filha é crescida e ela não pegou esta fase de redes sociais qdo era adolescente, pois senão eu ficaria louca!
    Beijos 1000 e uma noite maravilhosa para vc.

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  4. Olá Dri!!!
    Também penso muito nisso pois tenho uma menina de 7 anos e um menino de quase 3, morro de medo, não quero deixa-los sem participar dessa globalização mas confesso que nunca precisei disso para viver e ser criativa, minha geração só foi realmente conhecer essa tecnologia após os 25 anos.
    Quando assisti aquele filme "Confiar" fiquei mais receosa ainda!! Mas...temos que educa-los para não temos medo apesar das más influências.
    Beijos e amei o blog!
    Estou seguindo e te convido a conhecer o meu e minha fanpage no face, aguardo seu carinho!!
    Bela semana!
    http://criscriacoisas.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/criscriacoisas

    ResponderExcluir
  5. Oi Dri,
    Muita sorte para você neste meio de semana.
    Bjs

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  6. Oi Dri,
    Aproveite a semana!
    Bjs

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir

Que bom você por aqui!!!