quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Voltando ao bloguito!


  
Minimamente Feliz

Leila Ferreira



A felicidade é a soma das pequenas felicidades. Li essa frase num outdoor em "Paris" e soube, naquele momento, que meu conceito de felicidade tinha acabado de mudar. Eu já suspeitava que a felicidade com letras maiúsculas não existia, mas dava a ela o benefício da dúvida.
Afinal, desde que nos entendemos por gente aprendemos a sonhar com essa felicidade no superlativo. Mas ali, vendo aquele outdoor estrategicamente colocado no meio do meu caminho (que de certa forma coincidia com o meio da minha trajetória de vida), tive certeza de que a felicidade, ao contrário do que nos ensinaram os contos de fadas e os filmes de Hollywood, não é um estado mágico e duradouro. Na vida real, o que existe é uma felicidade homeopática, distribuída em conta-gotas. Um pôr-de-sol aqui, um beijo ali, uma xícara de café recém-coado, um livro que a gente não consegue fechar, um homem que nos faz sonhar, uma amiga que nos faz rir. São situações e momentos que vamos empilhando com o cuidado e a delicadeza que merecem alegrias de pequeno e médio porte e até grandes (ainda que fugazes) alegrias.

'Eu contabilizo tudo de bom que me aparece', sou adepta da felicidade homeopática. 'Se o zíper daquele vestido que eu adoro "volta" a fechar ("ufa!") ou se pego um congestionamento muito menor do que eu esperava, tenho consciência de que são momentos de felicidade e vivo cada segundo. Alguns crescem esperando a felicidade com maiúsculas e na primeira pessoa do plural: 'Eu me imaginava sempre com um homem lindo do lado, dizendo que me amava e me levando pra lugares mágicos. Agora, se descobre que dá pra ser feliz no singular:
'Quando estou na estrada dirigindo e ouvindo as músicas que eu amo, é um momento de pura felicidade. Olho a paisagem, canto, sinto um bem-estar indescritível'.

Uma empresária que conheci recentemente me contou que estava falando e rindo sozinha quando o marido chegou "em casa assustado", ele perguntou com quem ela estava conversando: 'Comigo mesma', respondeu. 'Adoro conversar com pessoas inteligentes'.
Criada para viver grandes momentos, grandes amores e aquela felicidade dos filmes, a empresária trocou os roteiros fantasiosos por prazeres mais simples e aprendeu duas lições básicas: que podemos viver momentos ótimos mesmo não estando acompanhadas e que não tem sentido esperar até que um fato mágico nos faça felizes.

Esperar para ser feliz, aliás, é um esporte que abandonei há tempos. E faz parte da minha 'dieta de felicidade' o uso moderadíssimo da palavra 'quando'.
Aquela história de 'quando eu ganhar na Mega Sena', 'quando eu me casar', 'quando tiver filhos', 'quando meus filhos crescerem', 'quando eu tiver um emprego fabuloso' ou 'quando encontrar um homem que me mereça', tudo isso serve apenas para nos distrair e nos fazer esquecer da felicidade de hoje. Esperar o príncipe encantado, por exemplo, tem coisa mais sem sentido?
Mesmo porque quase sempre os súditos são mais interessantes do que os príncipes; ou você acha que a Camilla Parker-Bowles está mais bem servida do que a Victoria Beckham?
"Como" tantos já disseram tantas vezes, aproveitem o momento, amigos.
E quem for ruim de contas recorra à calculadora para ir somando as pequenas felicidades.

Podem até dizer que nos falta ambição, que essa soma de pequenas alegrias é uma operação matemática muito modesta para os nossos tempos. Que digam.

Melhor ser minimamente feliz várias vezes por dia do que viver eternamente
em compasso de espera.

Leila Ferreira é jornalista renomada nas Minas Gerais e em todo o Brasil.


 Recebi esta menssagem de uma amiga querida por email e senti que era  adequada para reativar minha volta à blogosfera! Beijos  

4 comentários:

  1. Oi Dribook!

    Estava com saudade!
    Que texto lindo você escolheu para sua volta...
    Adorei concordo em gênero, número e grau. Gosto muito da Leila Ferreira..Você já leu um livro dela que se chama "Mulheres...Porque será que elas...?" É uma coleção de crônicas muito bem humoradas sobre as peripécias e agruras de ser mulher.
    Olha, adorei seu comentário lá no blog...Você foi mãe tão jovem e soube ir atrás de conhecimento e experiência, mas acima de tudo seguiu seus instintos! Parabéns!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris querida como é bom ler tuas mensagens! Tenho muito que aprender como mãe ainda mais que cresceram! Obrigada pelo carinho e dica de leitura! Adorooo!

      Excluir
  2. Drica querida, como não ser feliz com amigas assim que recebem mensagens assim... e quer saber de uma coisa adoro ser feliz assim...

    ResponderExcluir
  3. Depois do feriado de carnaval, agora que o ano começa pra valer, um texto desse é realmente bom pra inspirar um 2013 mais tranquilo!
    Esse foi um dos momentos de felicidade do dia!
    Beijocas!

    ResponderExcluir

Que bom você por aqui!!!